Nos últimos meses surgiu uma grande dúvida no mercado brasileiro: o que é dropshipping? Mais uma sopa de letrinhas no mundo digital? Empresas e pessoas surgem em anúncios online para falar das vantagens que conseguiram com o dropshipping e vamos ajudar você a entender tudo isso!
Como atuamos na área digital, entendemos que é nossa responsabilidade explicar o que é e como as empresas sérias realizam essas vendas.
Mas o que é dropshipping, afinal?
Dropshipping é um termo inglês que veio da área de logística. Trata-se de uma técnica comercial na qual o revendedor não mantém produtos em estoque, ele oferta e comercializa produtos que estão no estoque de um fornecedor.
Ou seja, a loja – que pode ser um E-commerce ou Marketplace – vende produtos de fornecedores selecionados, que cuidarão do armazenamento e da entrega.
A cadeia de compra é a seguinte: assim que o cliente completa o pedido de compra em um loja, o revendedor solicita e paga ao fornecedor por aquele produto específico. Já este efetuará todo o processo de embalagem e envio diretamente ao cliente.
Sem custos fixos como produção, estocagem e logística, o lucro do revendedor se dá pela intermediação, uma vez que o cliente paga o valor de varejo e o responsável pelo dropshipping compra o produto no atacado.
O famoso sistema dropshipping da Amazon
Um caso muito famoso – que tem sido utilizado por diversas pessoas, muitas vezes de forma incorreta – é a Amazon. Sendo uma das maiores empresas do mundo que atuam na área logística, a Amazon criou uma estratégia global para atuar neste segmento, com o qual teve muito sucesso.
Mas lembramos que atuar com dropshipping requer muita pesquisa e muito cuidado, uma vez que a sua operação está diretamente ligada à capacidade do seu fornecedor produzir, armazenar e entregar o produto.
Do outro lado da internet, também o consumidor deve ficar atento para que não tenha problemas com empresas que prometem a entrega de produtos e acabam por não concretizar esta venda, devido a um sistema ou gerenciamento ruim da loja virtual. É importante buscar referências sobre a loja de quem já tenha adquirido produtos ali. Sistemas com notas, estrelas e comentários costumam apontar a qualidade do revendedor.
No mundo digital devemos ter certeza de atuar com bons parceiros e saber que estamos sempre respaldados pelo Direito do Consumidor.
Na dúvida, conte com a Agência.bit!