Todo ano, nesta mesma época, começamos a trabalhar o planejamento com nossos clientes. Afinal, realizar o planejamento de marketing envolve olhar o que fizemos, quais resultados obtivemos, os erros e os acertos para definirmos a rota e os objetivos que desejamos atingir no próximo ano.
Isso porque o planejamento trata-se de uma série de decisões que devem ser tomadas a partir da análise de dados, fatos e números.
Se 2020 jogou por terra o planejamento de empresas e profissionais e 2021 veio como uma grande incógnita, 2022 não será diferente. Afinal, estamos caminhando para os finalmentes da Pandemia da Covid-19 ou não?
O que sabemos é que, seja qual for a estratégia escolhida, precisa ser mais assertiva! Afinal já tivemos grandes aprendizados e adaptações à nova realidade.
Olhando para trás parece um mundo tão longe, tão distante, como em um filme. Porém, enquanto houve muito sofrimento e muito prejuízo, diversas empresas obtiveram saltos positivos enormes, mesmo neste período. Nem tudo foi perda e nem tudo foi ganho.
E, claro, temos que lembrar sempre das muitas fatalidades sofridas. A dor dessa crise deve ser respeitada e nunca esquecida.
A crise e o aprendizado que vem com ela
Todo mundo já ouviu falar sobre aquela máxima de que “a crise também é um momento de oportunidade”. Com certeza a crise sanitária foi um grande divisor de águas: o número de empresas que partiram para o e-commerce foi muito grande e o Brasil teve uma expansão de 68% só neste setor.
Assim como empresas que iniciaram suas divulgações nas redes sociais, que se tornou a nova vitrine para o grande público, também o consumidor alterou sua forma de comprar, passando a navegar e interagir mais com as marcas pela internet, conhecer diversos marketplaces etc.
Até mesmo faixas etárias acima dos 60 anos passaram a consumir desta forma, criando o novo padrão e a nova anatomia da interatividade.
Nossas apostas para o planejamento de marketing de 2022?
Conforme já comentamos, não existe fórmula mágico ou resposta certa. Para cada perfil de empresa existe um conjunto de decisões lógicas que funcionará melhor. Porém, vamos citar algumas apostas que a equipe da Agência.bit levantou para 2022:
1-) Negócios híbridos on e off-line
Apostamos em um modelo híbrido para os negócios, onde o digital e o físico se complementem, apresentando outros públicos para as empresas.
2-) Canais digitais vieram para ficar
WhatsApp, chatbots e outros canais online de contato direto continuaram importantíssimos, afinal à partir do momento que você abriu uma porta para a comunicação digital ela não pode mais ser fechada.
3-) Os meios de pagamento estão em constante evolução e apresentam soluções nunca imaginadas. O PIX veio para evoluir e dinamizar as transferência e pagamentos. Os marketplaces ganharam campo na corrida pelo consumo e trouxeram vantagens em parcelamento e frete que tornaram a competição pelo consumidor ainda mais acirrada. Não dá mais para dificultar a vida de quem deseja comprar o seu produto. Invista em acessibilidade e facilidade!
4-) Marcas com voz e posicionamento
As marcas deixaram de ser apenas logotipos e imagens e o contato do público com elas passou a ser verbal e direto. Marcas associadas a personas – anteriormente reservada às gigantes como Coca-Cola, Apple etc. – com voz própria, discurso e opinião fazem parte da estratégia de vendas e relacionamento com o consumidor. Se não tiver desenvolvido a sua marca nesse sentido, está passando a hora de torná-la um rosto conhecido para o seu público.
5-) Profissionalização da comunicação também para pequenas e médias empresas
Profissionalizar a comunicação e o marketing da sua empresa é obrigatório. No oceano da Internet tornou-se impossível jogar uma pequena boia e flutuar sobre a tempestade. Cada vez mais é preciso investir nos diferenciais e nas qualidades da sua marca e seus produtos. Para isso, é necessário investir profissionalmente, com ajuda de quem entende e sabe operar o marketing digital e a comunicação com eficiência e sem “achismo”.
Para ajudar você, a Agência.bit conta com uma equipe de especialistas para analisar os dados de todo o histórico da sua empresa e desenhar a melhor estratégia de marketing digital.
Nossa alma nasceu na Inteligência de Mercado e se desenvolveu com as melhores estratégias do marketing digital!
E aí? Como anda o planejamento da sua empresa