Como já era esperado, esta edição do “Big Brother Brasil” novamente levantou uma série de discussões entre os fãs e os críticos do conteúdo. Fato é que as últimas edições estão sendo fortemente regidas pelas redes sociais, que representam os principais canais nos debates, discussões e votações de eliminação.
Já vimos em anos anteriores os profissionais responsáveis por cuidar das redes sociais dos “brothers” se desdobrarem para conseguirem resultados positivos nas votações, evitar ou amenizar polêmicas e discursos mal-recebidos pelo público etc. Mas, depois do sucesso estrondoso de alguns “brothers” nas mídias nas últimas edições do programa, definitivamente mais do que a estratégia de dentro da casa, por parte dos jogadores, vai valer muito o trabalho do time de digital e todo o esforço para conseguir o reconhecimento e engajamento do público.
Em edições anteriores, antes mesmo do programa começar, o tal “cancelamento” já gerou frutos, com participantes desistindo de entrar na “casa mais vigiada do Brasil”. A avaliação negativa por parte de alguns participantes das outras edições foi fundamental para isso.
O que já sabemos sobre a estratégia digital no BBB?
Diferente de outros anos, o público selecionado possui milhões de seguidores, de fato não temos ninguém “anônimo” no mundo da internet. Alguns influenciadores já têm mais dinheiro do que o valor do prêmio divulgado, que, por curiosidade, se fosse reajustado hoje estaria em mais de 4 milhões de reais.
Os BBBs já entraram com uma estratégia digital definida, com equipes formadas por designers, produtores de conteúdo, planejadores e muitos outros profissionais das mídias. Ou seja, a guerra é digital!
Curiosidades do BBB:
Luana Piovani, que é ex-mulher de um dos ex-participantes, se chocou porque ganhou 300 mil seguidores em menos de 24 horas após o anúncio da participação do ex-marido e o envolvimento em algumas polêmicas devido ao seu confinamento.
Antes de começar a edição do BBB22, um dos participantes já conquistou 2 milhões de seguidores e já teve o perfil verificado pelo Instagram – ganhando o selo de “verificado”, que é tão popularmente desejado pelos usuários da plataforma.
O que podemos aprender com as estratégias do Big Brother Brasil?
As redes sociais estão cada vez mais importantes no dia a dia das pessoas, que se envolvem e debatem ali conteúdos muito além dos produzidos nas redes. Ou seja, entender o seu público e entregar conteúdo de qualidade para ele é fundamental para se manter em evidência.
Não existe mais espaço para “amadorismo”. Mesmo pequenas marcas podem e devem contar com o suporte de profissionais para cuidar de suas redes sociais para, assim como os “brothers” evitar polêmicas desnecessárias, envolvimento com assuntos não-relacionados e estratégias que derrubem seu engajamento.
Avaliações negativas, reclamações e críticas são importantes e devem ser levadas a sério, caso a caso, com soluções específicas para evitarem um mal-estar generalizado. Por isso é importante que profissionais qualificados cuidem das redes sociais, principalmente no caso de empresas e marcas. As redes sociais são canais de comunicação e o posicionamento da sua marca deve ir muito além da publicidade. A conversa franca e direta com o seu público exige uma comunicação séria e verdadeira.
Assim como as redes podem ajudar você a crescer, elas também se tornam juízes das suas ações. Por isso, esteja pronto para elas antes entrar nessa aventura. A “casa mais vigiada do Brasil” é uma excelente metáfora para esses canais de comunicação onde todos estão em constante atividade e monitoramento!
Yo brothers! 😉
Texto legal, Ale!