As questões do Marketing Social como estratégia de marca

Marketing Social

Na última semana comemoramos o Dia Internacional da Mulher e as redes foram inundadas de ações para a data: posts comemorativos, frases de reflexão e a sensação de que estamos todos juntos, lutando por um mundo melhor.

Parece perfeito, certo? Mas não é bem assim que funciona. Como diria Carlos Drummond de Andrade no poema “E agora, José?”: acabou a data e, em grande parte, o que fica é apenas a simpatia pelos mimos e ações criativas.

Porém nada disso deveria se referir ao Marketing Social. Ele é uma ferramenta estratégica, que associa um negócio ou marca a uma causa relevante. A ideia é conectar a empresa a valores sociais e promover benefícios mútuos, tanto para a causa quanto para a organização.

“A ideia” é essa – como já sugerimos anteriormente! Porém, na realidade, a grande maioria das marcas se aproveitam das datas para gerar simpatia no lugar das verdadeiras mudanças sociais que poderiam ser implementadas.

Já faz muito tempo que o Marketing Social vem sendo utilizado pelas empresas de forma apenas superficial, tanto pelo descaso com as causas sociais, quanto pelo medo de errar e cair na “política do cancelamento”.

Há alguns meses acompanhamos um caso famoso de um banco que resolveu adotar a campanha “segunda sem carne” sem utilizar corretamente a estratégia do Marketing Social, negligenciando a importância da causa e pensando apenas nos resultados para a marca.

E este “resultado” teve alto custo, já que o público percebeu o movimento oportunista e apontou a falta de preocupação real com a causa, os investidores e alguns dos maiores clientes (muitos envolvidos no mercado do agronegócio!) ficaram extremamente descontentes com a ação e, por fim, tudo isso culminou na dispensa de toda a cadeira da diretoria de marketing, o contrato da agência e o abandono de muitos clientes.

Por isso, adotar uma ação de Marketing Social é muito mais do que simplesmente falar sobre o apoio a uma causa. É importante que o movimento social escolhido, o discurso, a cultura e as ações da sua marca estejam de acordo, totalmente alinhados. Mais importante ainda: que as ações sejam reais, buscando alcançar resultados positivos em prol do movimento social.

Outra dica é fugir do burburinho das redes, que podem mudar de humor e direção de forma muito rápida e criar uma tempestade impossível de se navegar em cima de uma causa social. Debates podem esquentar, visões podem mudar e o seu público, antes apoiador, pode se tornar contra a causa em um determinado momento ou sob um determinado ponto de vista. E vice-versa.

Por isso seguem três questões que você deve responder antes mesmo de iniciar o planejamento de qualquer ação de marketing social:

  • Minha marca pode realmente ser um agente positivo de mudança para esta causa?
  • Abraçar essa causa faz sentido para a minha marca, considerando a sua imagem e seu discurso atuais?
  • Esse movimento social está alinhado e não agride nenhum dos interesses de cada um dos meus públicos?

Analise as causas, os debates que estão envolvidos, as hashtags e o posicionamento da sua marca. Lembre-se que toda ação gera uma reação e o objetivo é estar alinhado com os seus consumidores, os seus investidores e demais públicos da empresa.

Depois, decida qual é a melhor ação que a sua empresa ou marca podem tomar para ATUAR DE VERDADE E POSITIVAMENTE na causa social em questão.

O Marketing Social, quando bem direcionado, tanto ao público quanto aos valores da empresa, tem grandes chances de sucesso. Quer alguns exemplos?

“Adotar é tudo de bom”

A campanha da marca de produtos para pets ‘Pedigree’ vai muito além de um slogan bonitinho. Parte das vendas dos produtos é revertido para os cuidados de milhares de cães abandonados, resgatados das ruas. Possui apelo de mercado, porém também gera impacto social real e fala diretamente com seus consumidores, apoiando uma atitude superimportante para a causa animal.

Uma das ações sociais mais antigas e conhecidas entre as grandes marcas é o “MCDia Feliz”, ação de sucesso mundial que é modelo para o mercado e mostra como uma causa pode ser bem trabalhada nos mais diversos níveis.

Não se esqueça de que o foco principal do Marketing Social é, antes de tudo, promover um impacto positivo para a sociedade!

E a sua marca? Como ela tem se posicionado em relação ao Marketing Social?

Quer ajuda? A Agência.bit tem um time completo de comunicação, pronto para criar a melhor estratégia para o sucesso da sua marca. Fale com a gente! 🙂

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.