
“No mundo OFF e no mundo ON, quando deixamos de ouvir nossos consumidores, é como retroceder, ou simplesmente ignorar o papel dele no mercado econômico e a sua importância na cultura da sua marca.”
Depois de ler
este excelente texto do André Damasceno para o
O Melhor do Marketing, qualquer pessoa se sentirá tentada a fazer uma avaliação da influência dos clientes sobre a estratégia da sua empresa.
Pode parecer óbvio para a maioria dos comunicadores, mas para os empresários e administradores a falsa modéstia embutida em frases como “o cliente sempre tem razão” ou “trabalhamos para para melhor servi-lo” podem desvirtuar o significado real e o objetivo de uma empresa.
A perguta que segue é: “Será que eu sei ouvir o meu cliente?”
Em tempos de Internet e globalização de mercados, saber ouvir o cliente não é apenas uma estratégia de vendas ou desenvolvimento de produtos. Criar canais que permitam prestar atenção aos movimentos sociais e nos conselhos dos consumidores é a forma correta de monitorar a cultura da empresa e tornar sua marca mais querida pelo público.
Ainda como afirma Damasceno, “escutar o público e SEGMENTAR a estratégia” pode ser a chave para não ser passado para trás pela concorrência, nem sofrer danos colaterais à imagem da marca durante as grandes e pequenas crises.
E depois de ouvir o cliente é preciso também agir!
Em tempo, se pudermos te dar um conselho, aprenda a ouvir o seu consumidor e agir de acordo com as suas reais necessidades.
Ele tem algo a dizer e, certamente, você tem algo a fazer a respeito!