Verdade incontestável: Aprenda a ouvir o público consumidor

“No mundo OFF e no mundo ON, quando deixamos de ouvir nossos consumidores, é como retroceder, ou simplesmente ignorar o papel dele no mercado econômico e a sua importância na cultura da sua marca.” Depois de ler este excelente texto do André Damasceno para o O Melhor do Marketing, qualquer pessoa se sentirá tentada a fazer uma avaliação da influência dos clientes sobre a estratégia da sua empresa. Pode parecer óbvio para a maioria dos comunicadores, mas para os empresários e administradores a falsa modéstia embutida em frases como “o cliente sempre tem razão” ou “trabalhamos para para melhor servi-lo” podem desvirtuar o significado real e o objetivo de uma empresa. A perguta que segue é: “Será que eu sei ouvir o meu cliente?” Em tempos de Internet e globalização de mercados, saber ouvir o cliente não é apenas uma estratégia de vendas ou desenvolvimento de produtos. Criar canais que permitam prestar atenção aos movimentos sociais e nos conselhos dos consumidores é a forma correta de monitorar a cultura da empresa e tornar sua marca mais querida pelo público. Ainda como afirma Damasceno, “escutar o público e SEGMENTAR a estratégia” pode ser a chave para não ser passado para trás pela concorrência, nem sofrer danos colaterais à imagem da marca durante as grandes e pequenas crises. E depois de ouvir o cliente é preciso também agir! Em tempo, se pudermos te dar um conselho, aprenda a ouvir o seu consumidor e agir de acordo com as suas reais necessidades. Ele tem algo a dizer e, certamente, você tem algo a fazer a respeito!