As redes sociais tomaram uma proporção gigantesca no mundo e principalmente no Brasil, seja pelo fator cultural, já que o brasileiro se sociabiliza com facilidade, ou dada sua extensão, pois nosso país é um dos maiores do mundo territorialmente e a proximidade virtual substitui parcialmente o contato físico.
O Orkut já era difundido mesmo antes de ter seu convite aberto ao público. Os e-mails pedindo um convite corriam a web brasileira rapidamente. Após grandes vacilos dos programadores do Orkut, o Facebook mesmo tardiamente criado, veio atropelando todas as redes e hoje detém quase que metade dos usuários da internet (isso é gigantesco).
A maioria das marcas parece não dar bola para este imenso potencial de marketing criado pelas redes. Não apenas gerar perfis, mas monitorar, interagir e criar conteúdos relevantes para seu público não está nas prioridades da maioria das grandes marcas atualmente. Com isso só deixam margem para marcas médias e menores tomarem fatias preciosas de mercado por estarem antenadas e dispostas a investir pesado neste nicho tão prolífero.
Sua marca já está sendo comentada na rede. Se falam bem ou mal só depende de como você aborda ou corresponde ao público. O que parece um elefante branco para alguns – as redes sociais – são um oceano de oportunidades para outros!