Muitos clientes chegam à Agência.bit insatisfeitos com a agência anterior. Mas como saber se a agência de marketing digital que você está procurando é ideal para a sua empresa?
De forma bem didática, podemos comparar uma agência de marketing digital a uma roupa da moda. Nem sempre o modelo mais desejado vai ficar bem em você. Assim também acontece com uma agência de marketing, que pode trazer uma bagagem de conhecimento em diferentes mercados, experiências e especializações específicas que podem ou não fazer sentido para a sua empresa.
Para ajudar nesta missão vamos dividir em duas etapas:
1) Mapeie suas necessidades
Antes de buscar uma agência às cegas, vale a pena fazer a lição de casa para saber do que você realmente precisa. Melhorar o site? Redes Sociais? Precisa criar um e-commerce? Ou não faz ideia do que precisa ser feito em relação ao marketing digital?
Estas são questões internas, que devem ser analisadas com a sua equipe para conseguir seguir para o próximo passo.
Mesmo que você não entenda nada de marketing digital, é bom ter em mente quais são os seus objetivos com a divulgação, pois você precisará de uma agência que crie estratégias de marketing bem completas para sua empresa.
É importante também dimensionar o seu investimento e a energia que você vai colocar para alcançar o resultado. Levar em consideração o tempo de produção e aprovação de materiais, layouts e reuniões de alinhamento também deve fazer parte da sua programação.
2) Buscando a agência de marketing ideal
Neste momento é importante que você faça uma pesquisa e converse com agências que possam atender às suas necessidades. Faça uma lista dos serviços que elas oferecem e cruze com as necessidades da sua empresa.
Algumas sugestões do que deve ser observado:
Atendimento: Reuniões online? Vai ter um gestor de conta dedicado para ações rápidas? Afinal, no mundo digital é necessário dar respostas rápidas.
Capacitação: O time de profissionais da agência atende a todas as suas necessidades de comunicação? Ter a facilidade de disponibilizar profissionais especializados é muito bom, a fim de manter as entregas em dia.
Portfólio: qual o perfil das contas que a agência atende? Quais são os cases de sucesso? Toda agência de marketing tem histórico, um DNA. Existem empresas mais novas e mais atualizadas, bem como outras mais experientes, com histórico de estratégias de sucesso, por exemplo. Conheça os cases de cada uma.
3) Conheça a agência de marketing
Estrategicamente: No mundo digital todo dia mudam os algoritmos, as regras, surgem inovações. Ter uma empresa atualizada é fundamental para não perder tempo em ações determinadas e não perder o foco da estratégia.
Atuação: Grandes empresas possuem diversas contas e ações maiores ou menores. Verifique internamente se alguma das agências pesquisadas já atendeu a sua empresa e se há uma pessoa de contato.
Parece muita informação, mas é importante pesquisar e pesar bem os pontos apresentados.
Se antecipar a todas essas questões vai te auxiliar na escolha, buscando a melhor resposta para o seu problema. E na dúvida, pode parecer muito básico, mas use também sua intuição, na confiança durante as reuniões, na análise das propostas de serviço e onde mais você considerar importante.
Veja qual agência de marketing combina melhor com o perfil da sua empresa e, principalmente, qual demonstra que terá uma relação mais próxima com você. O trabalho da agência é feito no dia a dia, então ter um bom relacionamento é essencial!