A internet e o excesso de informação

 

Excesso de informação

Li um texto muito legal da Bia Granja no youPIX sobre o excesso de informação na web, e gostaria de discorrer sobre o assunto.

O excesso de informação redundante, começa no topo de uma pirâmide controlada pelas maiores agências de notícias, como a Thomson Reuters. Após a leitura de jornais e outras mídias impressas, é fácil perceber que as notícias não mudam muito, algumas até com textos similares.

A internet com seus jornais online, trazem uma noticia mais curta, que se adequa a linguagem cibernética e ao tempo de atenção mais curto do leitor online, ou seja, é um resumo superficial das notícias já replicadas. A internet se torna a mimesis da mimesis, um meio repetitivo e tedioso para quem lê as notícias de fontes impressas.

Vou além, os conteúdos originais feitos na internet mais populares, são formados por uma base de bons leitores, que utilizam seu vocabulário a partir dos livros ajudaram a compor seu repertório. Com isso, para quem tem uma base literária e acompanha os lançamentos, a web preserva uma superficialidade cada vez mais monótona em sites e blogs.

As notícias e vídeos mais populares, geralmente de humor, são replicados milhares de vezes em blogs. Nesse caso, a vantagem é do blogueiro que já tem uma grande base de visitas, de internautas que confiam nele. Os maiores blogs do mesmo nicho procuram não postar o mesmo conteúdo, mas por vezes se rendem a algum meme.

Por isso é importante saber selecionar os meios de informação, desde quem você segue no Twitter, até o feed dos blogs.

A grande ironia, é que esse post foi feito a partir de uma idéia de outro post. Agora imagina quantos fazem isso sem dar os devidos créditos?