Já chegou o carnaval! E a quantas anda o seu planejamento de marketing?

Por mais que ainda pareça absurdo, muitas empresas esperam o carnaval passar para começar a pensar no planejamento de Marketing. Mas será que está atrasado ou a máxima que vale para qualquer iniciativa é: antes tarde do que nunca?

Mas nós, aqui da Agência.bit, sempre reforçamos que quanto mais cedo você inicia, melhores serão seus resultados das suas ações ao longo do ano.

Considerando os 12 meses de um ano, temos que pensar que toda ação precisa de um tempo para implementação e ajuste. O famoso “plantar para colher” inclui um tempo de maturação de cada ação. Mesmo sendo o Marketing Digital mais do veloz que outras iniciativas, ainda assim vai existir um período de tempo até você alcançar os resultados de forma consistente.

Por isso mesmo o Planejamento de Marketing deve ser pensado de forma anual, com revisões periódicas. Mesmo começando “atrasado”, você pode pensar em ações pontuais para sair da inércia enquanto desenvolve um plano mais elaborado ao longo do ano.

Já foi o carnaval. Será que ainda dá tempo?

Quer uma dica de ouro para quem está atrasado no planejamento do ano?

Aproveite a proximidade de datas especiais, como o Carnaval, que movimenta alguns bons milhões de reais nos mais diversos setores! Para se ter ideia das cifras, somente na cidade de São Paulo, por exemplo, é estimado que a data mais festiva do ano movimente em torno de 2,6 bilhões de reais.

Muitas vezes as empresas fazem uma leitura equivocada e não relacionam os períodos de festas com o seu mercado. O exercício é pensar fora da caixa, afinal você não vai querer ficar fora da festa, não é mesmo?

Tanto o mercado de produtos como o de serviços pode se beneficiar destes milhões de pessoas que estarão nas ruas das cidades, com as necessidades mais diversas. E não vamos esquecer do pessoal que fica em casa também.  Nem todo mundo é do Carnaval. Tem o bloquinho do sofá, o bloquinho do retiro, o bloquinho da preguiça, dos filmes e das séries.

Teve uma ideia para aproveitar o período e investir em publicidade? Pensou em alguma ação para específica para estes dias?

Vamos lembrar que tem que começar agora, neste momento! Afinal, uma boa ideia sem execução será sempre apenas uma boa ideia.

Mas e se eu ainda não saí do zero até agora?

Ainda dá tempo de investir em ações para as apróximas datas comemorativas, como a Páscoa, por exemplo!

Confira abaixo algumas dicas que podem te ajudar a iniciar o seu planejamento de marketing:

  1. Investigue a relação entre os períodos de maior venda da sua empresa e da datas comemorativas. Será que você não está deixando escapar um momento de ânimo do mercado que poderia beneficiar as suas vendas?
  2. Comece agora a planejar ações de vendas para os demais feriados do ano. Para quem vende chocolate, por exemplo, a Páscoa é o grande momento. Qual é a grande data para as vendas da sua empresa? Planeje com antecedência.
  3. Nem só de promoções vive o marketing, então pense em ações permanentes de fidelização, afinal é muito importante manter a sua marca na lembrança do cliente para que ele consuma os seus serviços e produtos também fora da “temporada” de vendas.
  4. Mesmo sem ações específicas é importante abordar as datas comemorativas nas suas redes sociais, mantendo-se relevante e dentro do assunto do momento.
  5. Aproveite as datas para criar conteúdo de indexação para o seu blog – como este aqui! Ele poder ser atualizado nos próximos anos, garantindo maior relevência orgânica para o Google e demais mecanismos de busca.
  6. Não esqueça de oferecer benefícios para próximas compras para que o cliente retorne mais vezes, mesmo depois das promoções e datas comemorativas. Assim ele vai se “acostumar” a comprar na sua loja não apenas quando recebe aquele e-mail de promoção ou um cupom de benefícios.
  7. O atendimento pós-compra também vai ajudar a fidelizar aquele cliente que adquiriu seu produto em uma promoção. É uma boa estratégia manter esse contato vivo e estar sempre na lembrança do cliente. Que tal uma pesquisa de satisfação mais pessoal e carinhosa com quem compra acima do ticket médio de vendas, ou então uma lembrança afetuosa para quem participou do seu evento?

Para colocar sua ideia em jogo, fale com a gente! A Agência.Bit é especialista em marketing estratégico e vai colocar seu ano para funcionar agora mesmo.

Um bom começo de ano para você e sua empresa!

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