Você sabia que o Brasil é o 3º maior mercado de podcasts do mundo? É verdade! Para você que está pensando em começar a gravar um podcast, o segmento, anteriormente mais conhecido no meio jornalístico e mais aprofundado na cultura geek e no mundo dos games, vem se tornando cada vez mais relevante também para empresas e mercados além da mídia.
Mesmo o bom e velho rádio, incluindo suas “estações” mais tradicionais, encontrou seu lugar no mundo digital através desse novo canal. E esse assunto também já entrou no radar de muitas empresas, que perceberam a oportunidade e estão produzindo bons materiais, geralmente focados nos seus respectivos segmentos, trazendo técnicos, especialistas e celebridades para falar sobre as questões pertinentes ao seu mercado, produtos e sociedade.
Assim como a TV ganhou sua versão personalizada através dos canais de streaming, também as rádios ganharam um espaço de grande importância com os podcast.
Podcast como o formato definitivo de áudio?
Um Podcast pode ter diferentes formatos. Porém, em sua maioria, se semelham a um programa de rádio, geralmente gravado e editado, podendo conter trilhas e efeitos sonoros, mas que também pode ser transmitido ao vivo.
Nos seus diferentes formatos, é possível gravar um Podcast musical – que traz músicas no melhor e mais tradicional estilo “programa de rádio” – Podcast de debate e entrevistas, Podcast de programas esportivos, Podcast no formato radionovela – trazendo contos e histórias interpretada pelos participantes e atores – Podcasts de jogos e cultura pop – que englobam também o grupo mais tradicional deste mesmo, com programas que vão desde a gravação de uma partida de RPG, debates sobre jogos de videogame, mesas redondas de lançamentos de filmes e séries, até interpretações e estudos sobre as obras da cultura em geral. Existem ainda muitas outras categorias, como a Acadêmica, que oferece Podcasts de aulas – são muito populares os Podcasts para aprender o inglês e outras línguas – Podcasts filosóficos, educativos e muito, muito mais…
Assim como a maioria do conteúdo digital, a grande vantagem é que os episódios ficam registrado em um “Feed” – geralmente publicado em um agregador como o Spotify ou o iTunes – onde o ouvinte pode escolher o que e quando escutar.
Além disso, para ouvi-lo você não precisa sintonizar uma emissora como o rádio: basta acessar um serviço de streaming pela Internet, o site específico do programa, ou fazer o download do arquivo digital.
E qual o melhor formato para começar a gravar um Podcast?
Existem alguns modelos já consagrados de podcast, mas tudo depende de qual conteúdo você pretende oferecer e do seu posicionamento de comunicação.
Os três modelos mais utilizados no mercado, pelas empresas, são:
Podcast de Bate-papo:
Sabe aquele bate-papo gostoso, descompromissado, que parece que as pessoas estão na mesa da sua casa para debater sobre um tema? Este é um dos formatos mais populares. A garantia é que tenham sempre bons convidados, pontos de vista diferentes que agreguem ao conteúdo e que a pauta seja de fácil compreensão. Neste formato um dos mais famosos e tradicionais é o NerdCast, que também foi um dos pioneiros dessa mídia no Brasil.
Monólogo:
Neste formato uma só pessoa conduz a apresentação. O conteúdo deve ser ainda mais relevante e bem trabalhado para garantir a atenção da sua audiência. É comum também como gravação de palestras e para trazer seu ponto de vista sobre assuntos do mercado ou contar histórias divertidas sobre o dia a dia da sua profissão. Mas lembre-se de que a principal característica do podcast é ser leve e interessante. Alguns dos mais acessados neste formato são os Podcasts educativos, como o Inglês do Zero.
Entrevista:
Neste formato o que conta é sempre pensar quem é o entrevistado e qual assunto será debatido. O ideal é que sejam pessoas relevantes na sua área de atuação ou no assunto da pauta, que possam agregar conteúdo e trazer algo de novo para o mercado. Um exemplo é o podcast do Mano Brown, o Mano a Mano, recentemente lançado, mas que já conquistou um sucesso estrondoso.
E como preparar o conteúdo para gravar um Podcast?
Você escolheu o melhor formato, é hora de pensar bem no conteúdo. Uma vez que a ideia do Podcast é ser mais um canal de informação, que tenha relação com seu nicho de negócio, a sua relevância vai depender diretamente de um ótimo conteúdo. Um exemplo interessante é o podcast da Quinto Andar, que é um programa de entrevistas com Nando Reis, onde as pessoas contam um pouco de seus bairros e sua relação com as casas.
Preparar uma pauta é extremamente aconselhável e, mesmo que seja um bate-papo descontraído, é essencial estudar bastante sobre o tema geral do Podcast, bem como dos assuntos de cada episódio. Caso um episódio não esteja na sua área de conhecimento, é aconselhável trazer convidados que sejam técnicos ou especialistas no assunto.
Lembre-se que assim como tudo que acontece na Internet, marketing de conteúdo precisa ser sempre realizado de forma profissional! Nesse caso, vale pensar não só em equipamentos, mas também na contratação de um bom roteirista para ajudar a desenvolver as pautas de forma estruturada e contínua.
Um dos segredos do sucesso no mundo do podcast se resume a duas palavras que devem trabalhar em conjunto: freqüência e seqüência. Elas são fundamentais para garantir o interesse contínuo do seu público e para encaixar o seu programa nos hábitos dos seus ouvintes.
Última dica: escute seu público! Caso seu Podcast esteja demorando para gerar engajamento, fale com seu público. Questione sobre pautas de interesse, faça pesquisas e enquetes e convide o público a participar através de mensagem, e-mails e áudios curtos, que podem ser enviados para um número de celular do programa. A interação é a rainha da Internet, em todos os seus canais!
Quer saber mais como o marketing de conteúdo pode ajudar sua empresa? Vamos tomar um café para a gente trocar ideias.