
A internet contém hits surpreendentes. Como eles se formam, como ganham fama? Isso é progressivo: o assunto ou vídeo em questão é passado para uma pessoa, que passa para mais amigos, e essa progressão geométrica faz um vídeo chegar aos milhares e até milhões de views.
Uma dessas surpresas foi o vídeo de um garoto sendo agredido na escola. Casey Heynes somente se defende, mas o garoto que pratica o bullying não pára. Até que Casey o segura e o arremessa contra o chão. Os vídeos sobre o fato somam quase 2 milhões de exibições. Com direito a entrevista na televisão, o garoto ganhou a simpatia de milhares de pessoas que hastearam a bandeira do anti-bullying, incluindo o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, além de outras personalidades que defendem a causa.
Outra surpresa não tão agradável foi a repercussão do caso de Realengo: a chacina de 12 estudantes que chocou o país. A internet postou conteúdos sobre o caso à exaustão, mas principalmente os vídeos da câmera interna da escola e discursos premeditados, antes da chacina, fizeram a má fama de Wellington Menezes com quase 1,5 milhões de visualizações. Nos vídeos com legendas em inglês, o mundo acompanhou de perto o assassino. Ele atesta em um dos vídeos, que foi motivado pelo bullying sofrido na escola.
Ambos casos ficaram marcados para sempre na história da internet e do mundo, para esta e para as próximas gerações.