5 lições que a projeção mundial de Anitta pode nos ensinar sobre o sucesso nos negócios

Na última semana a cantora Anitta se tornou a primeira brasileira a estar na liderança mundial do Spotify, uma das maiores plataformas de streaming do planeta, sendo, inclusive, pauta de quase todos os veículos de comunicação nacionais e diversos internacionais.

Gostar ou não do estilo musical de Anitta é questão pessoal. Porém, toda a sua a estratégia, inteligência e visão de negócios nos fez pensar sobre o quanto ela pode nos inspirar a desenvolver e aplicar melhor nossos esforços, com foco total no sucesso.

Vejamos alguns pontos que ajudaram Anitta a alcançar o nº 1 no Spotify:

  • Tenha um bom planejamento e trabalhe com foco

Nada acontece por acaso e, nesse sentido, o plano era de longo prazo – 05 anos. Nesse prazo Anitta reavaliou constantemente sua arte em diferentes contextos (estudar), incluiu aprender outros idiomas na sua estratégia (diversificar) e se preparou com muito foco (planejar) para alcançar seus objetivos e aplicou sua estratégia passo a passo (perseverar).

Se você tem o sonho de que sua empresa seja referência no seu segmento, excelente! Então dedique ao menos 20 minutos do seu dia para planejar como melhorar seus resultados atuais e futuros. Planejamento deve ser rotina tanto quanto o “mãos à obra” e uma coisa não substitui a outra de forma alguma.

  • Aprenda com seus concorrentes

Pensando grande, Anitta saiu do Brasil e foi entender o mercado internacional. Buscou referências, esteve em contato com o “quem é quem”, ou seja, atualizou-se sobre as novidades e conheceu quem poderia orientá-la – e inspirá-la – a chegar aonde queria.

Para empresas menores sempre vale a pena buscar uma consultoria qualificada, acompanhar os líderes do mercado, entender seus diferenciais e criar estratégias para se destacar em meio ao “status quo” do seu segmento. Estar ciente sobre a sua posição atual em relação à onde quer chegar é imprescindível para identificar as boas oportunidades.

  • Faça boas parcerias

Até chegar ao resultado esperado, aceitar estar em 2º plano pode ser uma posição bastante estratégica. Fazer parcerias com empresas e instituições mais reconhecidas na sua região e buscar agregar valor ao seu negócio com estas ações pode ser uma forma de alavancar sua marca na esteira dos “peixes grandes” da atualidade, assim como um artista se une a tantos outros ao longo da carreira para alavancar as suas músicas

Pense estrategicamente, já que não vale criar parcerias que não possuem o mesmo DNA da sua empresa; porém, para estar em foco desde o início, é preciso usar a inteligência e se aliar a quem tem visão de futuro no mercado. Melhor um bom parceiro para alçar voo juntos do que mais um concorrente para te derrubar.

  • Cultive a paciência somada à inteligência

Você fez seu planejamento com cuidado, está trabalhando duro e não vê resultados? Trabalhar de forma inteligente vale muito mais do que um esforço (ou investimento) desmedido. Tenha paciência, porém fique atento ao mercado: entenda muito bem o seu nicho, assim como um artista entende seu público. Trate-o com carinho e foque nas melhores oportunidades de crescimento. Um artista consegue enxergar em seu público o tão desejado “feedback” para os caminhos da sua arte. Essa é uma metáfora menos óbvia para o mundo dos negócios, mas todos sabemos a importância de escutar o consumidor, não é mesmo?

Pois bem. Por isso mesmo é que a paciência para encontrar o melhor momento de investir o seu esforço e dinheiro deve ser somada à inteligência: aquele conjunto de indicadores e informações necessários que permitam enxergar as janelas de oportunidade do seu mercado. E não existe ninguém que seja melhor para opinar sobre os seus produtos e serviços do que quem o consome. Ouça o seu público!

  • Use a força das redes

A música que levou Anitta ao topo do Spotify foi lançada em novembro do ano passado e só conseguiu alcançar o máximo resultado quando agregaram à obra um desafio de outra plataforma: o “TikTok”. A oportunidade de engajar o público em uma coreografia inusitada adicionou valor ao produto, gerando todo esse destaque que estamos vendo hoje.

Ninguém faz nada sozinho e, no mundo digital, poder contar com a ajuda de uma equipe muito qualificada e o apoio dos seus seguidores é fundamental para conseguir atrair um público crescente.

Além das boas parcerias, do trabalho duro e da paciência, Anitta e sua equipe souberam identificar outras oportunidades dentro e fora do mundo da música, seja na utilização da plataforma que está “bombando” no momento, ou no melhor aproveitamento do “hype” das dancinhas coreografadas. O conjunto de informações (inteligência) utilizada na hora certa e nos meios propícios permitiu alavancar a musa da música brasileira ao sucesso… mais uma vez!

Da mesma forma, o time da Agência.bit está esperando você, pronto para envolver seus clientes e trazer os melhores resultados para a sua marca, aliando estratégia, inteligência e muito trabalho de qualidade!

Vai Anitta! Parabéns pelo sucesso! O mundo é indiscutivelmente seu!

 

 

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